ECOSSISTEMA DO MEDICAMENTO

Para identificar zonas de oportunidades para melhoria do serviço e do portfólio da empresa, a Aché solicitou um projeto que com objetivo de realizar um grande mapeamento das diferentes jornadas que ocorrem dentro do ecossistema de um medicamento.

Ao final de 9 semanas de um extensa pesquisa, foram gerados materiais que permitiram a empresa identificar as expectativas de cada um dos atores envolvidos neste ecossistema, o grau de influência que exercem na hora da compra e uso de um medicamento e uma listagem de oportunidades identificadas.

Aché

Cliente:


2022

Ano:


Líder de Projetos

Responsável pela estruturação e resultados do projeto, liderança de equipe com 2 designers, gerenciamento de atividades através de plannings e dailys (formado baseado no método ágil), Condução de entrevistas chave e reuniões com o cliente.

Atuação:


5 Modelos mentais de pacientes; Mapa de influência dos atores envolvidos; Principais expectativas de cada ator por momento da jornada; Macroinsights sobre temas importantes para a empresa; Blueprint do ecossistema do medicamento; Lista com as principais oportunidades de melhoria identificadas.

Entregas:


O Projeto:

Para mapear o ecossistema em torno de um medicamento, optou-se por partir do principal ator desta jornada e para quem os medicamentos são feitos: o paciente. E dentro deste grupo, as pessoas que mais fazem uso de medicamentos, os pacientes crônicos.

A pesquisa começou tentando entender este ator, seus tratamentos, comportamentos, dores, oportunidades, partindo então para os outros personagens. Ao olhar para os demais atores, buscou-se entender o nível de relação entre eles, desde o momentos dos primeiros sintomas até o desfecho clínico.

Após mais de 40 entrevistas, entre colaboradores Aché, médicos, pacientes crônicos (e seus familiares) e balconistas de farmácias foram compilados muitos materiais que permitiram a equipe do projeto realizar um processo de discovery profundo e bem embasado.

A partir da criação de 5 modelos mentais de pacientes foi possível explorar 5 jornadas completamente diferentes entendendo como cada perfil se comporta e quais atores são mais influentes em seus processos decisórios ao longo da jornada.

Entre outros materiais, foram gerados cards com macroinsights e expectativas dos atores por momentos da jornada, 5 modelos mentais (personas) de pacientes, 5 jornadas diferentes, uma para cada modelo mental mapeado, um mapa de influências, considerando o paciente como o ator central e um blueprint unificado do ecossistema considerando os diversos atores e seus papéis.

*Os resultados deste projeto são confidenciais.